4 incríveis pontos turísticos de Maceió

maio 21, 2023Passeios

Farol da Ponta Verde: um dos pontos turísticos de Maceió
Crédito: Destino Alagoas

Quando se visita uma cidade, o primeiro desejo é conseguir dar conta de tudo e conhecer todos os lugares. Há destinos que são mesmo um convite a não ficar parado! E se a viagem de férias, ou o passeio do feriado prolongado é para nossa cidade, os pontos turísticos de Maceió estão na categoria irresistível e não vão faltar opções incríveis para você se divertir, admirar, levar pra casa e relaxar!

Então, se prepara para conhecer as dicas que selecionamos para você curtir o que a capital alagoana tem de melhor. Os pontos turísticos de Maceió são em sua maioria praia – não é por acaso que a cidade é conhecida como o Paraíso das Águas e é inspiração para música e poemas que narram toda a beleza dos lugares.

Pontos turísticos de Maceió: quais são os imperdíveis?

Abra a planilha, o diário de viagem, o caderninho, tanto faz: está na hora de anotar tudo e começar a pensar no roteiro para passar dias sensacionais. Vamos lá?!

Jatiúca e Ponta Verde

As praias urbanas de Maceió são, realmente, incríveis. É surpreendente imaginar que dentro da cidade, tão perto do vai e vem de carros e prédios, existem lindas praias.

A Praia de Jatiúca tem bares ao longo da sua extensão, além de ótima faixa de areia para um bronzeado. É no bairro que leva o mesmo nome da praia que fica a maior concentração de bares e restaurantes da cidade. Não deixe de conhecer a Avenida Amélia Rosa (Avenida Dr. Antonio Gomes de Barros), o reduto mais famoso da noite de Maceió.

Na Ponta Verde, o verde-claro do mar chama a atenção de quem chega. Nas águas transparentes é possível fazer mergulho com snorkel ou aquela remada de caiaque até o farol de navegação, na enseada, ou à Pedra Virada – uma rocha que com a maré baixa fica sobre a superfície e a região se transforma é uma grande piscina natural.

Piscinas naturais da Pajuçara

“Mergulhar no azul piscina, no mar de Pajuçara…”, os versos inspirados na praia urbana mais famosa de Maceió fazem todo sentido. A praia é linda! A faixa de areia é repleta de coqueiros e de lá saem as jangadas para as piscinas naturais, há poucos quilômetros da costa.

Lá, dá para tomar banho nas águas tranquilas, mergulhar entre os corais e admirar a vista do lugar e da cidade numa posição privilegiada. Um dos pontos turísticos de Maceió mais visitados é parada obrigatória para quem nunca foi e super tentador para ir novamente se já conheceu em outra oportunidade. É importante não esquecer de checar a tábua das marés antes do passeio!

(Dá pra ouvir a música completa aqui. Minha Sereia é uma homenagem à Maceió e é composição do alagoano Carlos Moura. Ouve e já entre no clima!)

Ipioca, Guaxuma, Garça Torta e Sereia

Um pouco mais afastadas da cidade, esse quarteto de praias ficam no início do litoral norte, em direção à saída da cidade. Em Ipioca, um coqueiral combina com o verde-azulado da águas tranquilas. Guaxuma tem ótimos bares e algumas casas de veraneio próximas à praia. Apesar da infraestrutura, é muito possível que consiga ter sossego qualquer dia da semana e um banho de mar maravilhoso – cuidado apenas com a maré alta: na região, a correnteza pede mais atenção.

A charmosa Garça Torta merece a visita se você curtir uma praia super tranquila, próxima à cidade, com poucos bares, casas à beira-mar e aquele clima slow motion. Vale muito a pena!

Na Praia da Sereia, uma escultura no meio do mar justifica o nome. Por conta da proximidade da cidade e do banho delicioso, é destino de muitos maceioenses. Vale a visita e algumas braçadas para tirar a foto com a sereia!

Do Centro ao Pontal da Barra

Nem só de praia vive a cidade! Os pontos turísticos de Maceió também têm cultura, artesanato e muita identidade. Na região do Centro as construções contam a história da capital: Museu Théo Brandão, Catedral Metropolitana de Maceió, o Palácio Marechal Floriano Peixoto – que já foi sede do governo do estado, além do centenário Teatro Deodoro, a Academia Alagoana de Letras e o Tribunal de Justiça de Alagoas.

Do alto, no Mirante São Gonçalo, é possível ter uma vista do porto e de vários bairros e ainda visitar a pequena igreja que também tem o nome do mirante e resiste ao trânsito e ao crescimento da área.

O Pontal da Barra é o lugar perfeito para almoçar às margens da Lagoa Mundaú, ou até pegar ondas na área da praia. Na Rua das Rendeiras, a mais famosa do bairro tombado como patrimônio, artesanato de todos os tipos, principalmente de filé, um tipo de renda genuinamente alagoano. Muitas cores e formas. Puro encanto!

Ah, se você tiver sorte, é possível que encontre alguma rendeira fazendo as peças na hora, nas calçadas, porque além do local de trabalho, muitas moram na região. Se estiver disposto também escolha um dos locais e aprecie o pôr do sol, é tudo de bom!

Aumentou ainda mais a vontade de vir pra cá? Os pontos turísticos de Maceió são incríveis e viajar por aqui é uma coleção de ótimos momentos, pode ter certeza. Agora, confira os feriados, escolha a melhor data e venha aproveitar. Para ficar perfeito, escolha a melhor hospedagem e viva a experiência completa!

Cliente Brisa Hotéis tem diversas vantagens para se hospedar em nossa rede. São mais de 8 opções, entre Maceió e Maragogi, para você aproveitar nosso estado em casal ou com sua família. Preencha os dados e garanta nossas ofertas primeiro!