Corpus Christi em Alagoas: igrejas para visitar 

fev 28, 2024Dicas

Alagoas, conhecida por suas praias deslumbrantes e paisagens naturais de tirar o fôlego, também abriga um rico patrimônio religioso. Então, que tal aproveitar o feriado de Corpus Christi em Alagoas e fazer uma jornada espiritual e renovar a fé enquanto descansa?

Se você está planejando fazer as malas para esta região encantadora do Nordeste brasileiro ou já mora por aqui e não sabe o que fazer no feriado de Corpus Christi, não pode deixar de explorar suas igrejas históricas e mergulhar na rica tradição religiosa local. Nesse sentido, selecionamos algumas sugestões de lugares que valem muito a pena visitar!

Catedral Metropolitana de Maceió

Localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro da capital alagoana, a Catedral Metropolitana de Maceió é também conhecida como Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira da cidade. Os mais antigos contam que a primeira pedra da igreja foi colocada em 1821, ou seja, já são mais de 200 anos de história.

É uma obra-prima arquitetônica que combina elementos neoclássicos e barrocos, com altares ornamentados, vitrais coloridos e uma atmosfera de serenidade que convida os visitantes a contemplar e refletir.

Eventualmente, a Catedral recebe fiéis no dia de Corpus Christi com uma programação que contempla missas solenes ao longo de todo o dia, procissão pelas ruas do Centro, Celebração Eucarística e exibição do tradicional tapete de Corpus Christi. Então, se você acompanha as tradições da data religiosa, não pode deixar de visitar. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Foto: Lucas Amorim – Lab Dicas Jornalismo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma das mais emblemáticas e significativas igrejas de Alagoas. Ela fica localizada próximo da Catedral Metropolitana de Maceió. Foi construída por pessoas africanas escravizadas e seus descendentes no período colonial, e constitui um símbolo de resistência, fé e identidade cultural.

O interior da Igreja é simples, porém muito gracioso. O destaque curioso da arquitetura desta igreja fica por conta dos detalhes da sua torre, coberta de cacos de prato azuis das famílias de senhores. Ao contrário do que a maior parte dos visitantes pensa, não são azulejos.

Este aspecto merece atenção pois prova que a igreja foi construída com muito pouco incentivo financeiro mas, definitivamente, com muito talento e aptidão dos menos favorecidos na época.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição fica localizada na histórica cidade de Marechal Deodoro, a pouco mais de 30 quilômetros da orla de Maceió, e é um tesouro arquitetônico e religioso que remonta aos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. 

Construída no século XVII, ela é um marco da devoção católica na região e prova da rica história local. A história desta Igreja está ligada à própria história da cidade, que foi a primeira capital de Alagoas e o local de nascimento do primeiro presidente da República brasileira, Marechal Deodoro da Fonseca. 

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi erguida pelos colonizadores portugueses como parte do processo de cristianização e colonização da região. Visitá-la é mergulhar não apenas na herança católica, mas também na história política e social do Brasil.

Igreja de Santa Maria Madalena

A Igreja Santa Maria Madalena fica em Marechal Deodoro. Junto ao Museu de Arte Sacra formam o conhecido Convento Franciscano de Marechal Deodoro, e são considerados patrimônios históricos e artísticos nacionais

Imagem: Google Street View

Construída entre 1684 e 1793, a igreja possui uma fachada com detalhes em forma de vegetação esculpidos em pedra calcária. Além disso, o painel da capela é de 1817 e representa Santa Clara de Assis, uma obra de arte do pernambucano José Eloy. 

Uma curiosidade sobre o templo é que a imagem de Jesus Cristo crucificado presente no altar é de um estilo Jansenista que só pode ser encontrado no Brasil em Marechal Deodoro (AL) e na Bahia.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Marechal Deodoro ainda tem história pra contar, pois abriga também a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, uma joia arquitetônica e religiosa dos tempos coloniais.Sua fachada é simples, mas elegante, destacada por detalhes ornamentais. Seu interior é igualmente cativante, com altares bem decorados, imagens sacras e pinturas que retratam passagens bíblicas e santos venerados pela comunidade local.

Ao longo dos anos, a igreja sofreu com o desgaste natural do tempo e necessitava de intervenções para garantir sua conservação a longo prazo. Mas, recentemente, foi restaurada com incentivos governamentais, recuperando sua antiga glória arquitetônica, fortalecendo seu papel como ponto focal da vida espiritual, cultural e comunitária de Marechal Deodoro.

Fachada da igreja Nosso Senhor do Bonfim, com cor das paredes bege, portas e janelas azuis.
Créditos: Roosivelt Carvalho

Hoje, a igreja renovada continua a receber fiéis e visitantes, oferecendo um espaço de beleza e contemplação, enquanto preserva a rica história e tradição da região. Visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é mergulhar na história e na fé do povo alagoano.

Itinerário de fé de Corpus Christi em Maragogi

Para quem gosta de um itinerário de fé, Maragogi se mostra como o lugar certo! 

A Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século XI, desempenha um papel vital na vida cultural e comunitária de Maragogi, sendo palco de diversas celebrações e eventos que unem os moradores locais e atraem visitantes de toda a região. Ao passo que, em 2018, celebrou seu Jubileu de 300 anos de existência.

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio
Créditos: Site Igreja Matriz de Santo Antônio

Além da Matriz, todo visitante precisa fazer uma parada para conhecer as famosas ruínas do Mosteiro de São Bento, monumento arquitetônico. Na década de 1970, a edificação entrou em processo de arruinamento e se tornou um ponto turístico de Maragogi. Então, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou o local como sítio arqueológico por conta da variedade de artefatos arqueológicos preservados.

Maragogi possui ainda diversas capelas distribuídas pelos povoados e assentamentos. Algumas são centenárias, como a charmosa capelinha dedicada à Nossa Senhora da Guia, localizada no povoado de Barra Grande.

Elas são mais um atrativo que complementam a beleza natural da cidade litorânea. Portanto, vale a pena adicionar no roteiro do feriado de Corpus Christi em Alagoas.

Programe seu feriado de Corpus Christi em Alagoas

O itinerário do feriado de Corpus Christi em Alagoas você já tem, agora só precisa planejar sua viagem

Nossa para fazer todos esses passeios é alugar um carro particular, ir de táxi ou com transporte de aplicativo. Para facilitar seu roteiro, separamos os itinerários até cada lugar, sempre saindo a partir do Hotel Brisa Suítes ou do Hotel Maragogi Brisa Exclusive:

Encontre a melhor acomodação para você e sua família em um de nossos hotéis em Maceió ou escolha se hospedar em Maragogi para se preparar para um roteiro de fé.

Cliente Brisa Hotéis tem diversas vantagens para se hospedar em nossa rede. São mais de 8 opções, entre Maceió e Maragogi, para você aproveitar nosso estado em casal ou com sua família. Preencha os dados e garanta nossas ofertas primeiro!