Turismo ecológico: 4 passeios em Alagoas

mar 21, 2024Passeios

Você tem uma viagem marcada para Alagoas e ama turismo ecológico? Então prepare-se para explorar quatro dos passeios mais incríveis que Alagoas tem a oferecer. 

Praias com faixas de areias pouco movimentadas, trilhas deslumbrantes ou encontros próximos com animais raros… há algo para todos os gostos nesta terra encantadora. Dá para curtir as piscinas naturais de Maceió tanto quanto os Cânions do São Francisco! Neste texto comprovamos que cada destino promete uma experiência única e inesquecível em meio à natureza dessa terrinha!

Você já ouviu falar sobre turismo ecológico?

O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é uma forma de viagem com foco na apreciação da natureza de maneira responsável. Ou seja, é quando a gente se aventura pelo mundo, mas com a consciência de não interferir no ecossistema do destino escolhido.

Vamos combinar que apreciar as belezas naturais e a biodiversidade ao mesmo tempo que se contribui para sua conservação é tudo de bom! Por isso, interagir com o meio ambiente de forma respeitosa e sustentável é premissa básica do viajante. 

Sabendo desse compromisso, selecionamos a seguir um roteiro com cinco passeios imperdíveis que envolvem turismo ecológico em Alagoas.

1. Piscinas Naturais de Maceió

Imagem aérea das jangadas nas piscinas naturais de Maceió, principal ponto de turismo ecológico na capital

Imagine águas cristalinas, várias espécies de peixes e recifes de corais… assim é o circuito do passeio às Piscinas Naturais de Maceió! 

Essas piscinas se formam durante a maré baixa, transformando a costa em um verdadeiro aquário natural. Partindo de Maceió, você pode contratar o passeio em uma das jangadas que ficam atracadas na Praia de Pajuçara. 

Por lá você poderá se refrescar nas águas a meia altura, mergulhar com cilindro e explorar a vida marinha nos recifes de corais. É de se encantar de tanta beleza! São duas horas de passeio, em média; e as jangadas oferecem serviço de bordo.

Ah! E se você pretende incluir esse passeio no seu roteiro, atente-se para a tábua de marés, pois o passeio fica ideal quando a maré está secando. Outra orientação essencial é quanto à preservação ambiental do lugar, evitando alimentar os peixes ou descartar lixo no mar. O ecossistema marinho agradece!

2. Santuário Ecológico Santa Tereza

O Santuário Ecológico Fazenda Santa Tereza fica localizado no município de Atalaia, na área da Usina Uruba, não muito longe de Maceió, cerca de 48 km. O local é uma das áreas de Mata Atlântica que abriga diversas espécies nativas e possui um criatório autorizado pelo IBAMA que, em 2001, reconheceu a região como uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Essa região foi reconhecida pelo seu potencial ecoturístico pois apresenta quatro trilhas guiadas: Copiuba, Barragem, Mineral e Piscinas, sendo esta última a mais popular e acessada por turistas.

A Reserva abre para visitação a partir das 11h e você pode ir por conta própria. A entrada é paga e o visitante pode aproveitar de uma boa estrutura, com barracas padronizadas, banheiros em alvenaria, amplo estacionamento e sinalização.

No lugar você encontrará uma variedade surpreendente de flora e fauna, incluindo aves aquáticas, tucanos, araras-azuis e vermelhas, além de grande variedade de outros pássaros. Dessa forma, é uma experiência educativa e fascinante para toda a família!

3. Rota Ecológica dos Milagres

A Rota Ecológica dos Milagres é o roteiro ideal para quem gosta de belas praias e natureza. Seu nome já diz tudo, é um o percurso com 23 quilômetros de extensão e formado pelos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Além disso, faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo.

Se você estiver hospedado em Maceió, para chegar na Rota Ecológica você precisa pegar a BR-101 em direção à Recife, passar pela cidade de Messias e seguir até a entrada de Passo do Camaragibe, que fica no sentido de São Luís do Quitunde.

Na Rota Ecológica dos Milagres você pode visitar o Santuário do Peixe-Boi, não apenas para se aprofundar na história da espécie, mas para se conectar com a mata nativa do rio Tatuamunha e conversar sobre preservação com os guias.

Na praia do Marceneiro ou na de Porto da Rua, os jangadeiros te convidam para renovar as energias nas piscinas naturais! Ao reservar seu passeio, certifique-se de qual praia sairá sua jangada. Lembre-se de buscar a maré sequinha!

Ainda no percurso, que tal um passeio de bicicleta na Praia dos Morros? Repleta de falésias, é nessa praia onde deságua o Rio Camaragibe, num dos trechos mais desertos da Rota Ecológica. Sem dúvidas, pedalar por esse cenário paradisíaco é trilhar o caminho perfeito da conexão com a natureza.

Enfim, há muito o que explorar na Rota Ecológica dos Milagres, basta querer!

4. Cânions do São Francisco 

Uma aventura épica pelos imponentes Cânions do São Francisco, o maior destino de água doce do Nordeste, espera por você.

Localizados na divisa de Alagoas com Sergipe, esses desfiladeiros proporcionam vistas de tirar o fôlego do rio São Francisco e das formações rochosas que o cercam.

As paredes dos cânions se erguem majestosas, criando um cenário que parece saído de um filme. Assim como o contraste entre o azul intenso das águas do rio e o verde exuberante das matas ciliares é simplesmente hipnotizante.

Os atrativos turísticos do lugar são muitos! Prepare-se para comer bem e depois tirar um cochilo na rede do Restaurante Ecológico Castanho, em Delmiro Gouveia; descubra a beleza cênica dos Cânions do Talhado, também conhecidos como “Cânions do Xingó”; e, já na cidade de Piranhas, faça o famoso percurso da Rota do Cangaço, para conhecer mais sobre a história de Lampião e seu bando.

A partir de Maceió, você pode fazer um passeio de carro ou contratar uma excursão para se maravilhar com a grandiosidade da natureza!

Confere só o vídeo completo sobre o lugar feito pelo canal Tudo para 2 no Youtube:

Fazer turismo ecológico é bom. Ter onde descansar é melhor ainda!

Você não tem mais desculpas! Pode fazer as malas para descobrir os encantos das Piscinas Naturais de Maceió, explorar o Santuário Ecológico Santa Teresa, relaxar na Rota Ecológica dos Milagres, se encantar com o Santuário do Peixe-Boi e se aventurar pelos magníficos Cânions do São Francisco. 

Sendo assim, em meio a todas essas maravilhas naturais que Alagoas oferece, você pode contar com a Rede Brisa para tornar a sua experiência ainda mais especial! 

Planeje sua viagem e saiba que, ao final do dia, você terá uma estadia acolhedora em um dos nossos hoteis, onde você pode recarregar as energias para mais um dia de descobertas.

um homem e duas mulheres brindando com drinks, sentados à mesa na beira de uma piscina

Cliente Brisa Hotéis tem diversas vantagens para se hospedar em nossa rede. São mais de 8 opções, entre Maceió e Maragogi, para você aproveitar nosso estado em casal ou com sua família. Preencha os dados e garanta nossas ofertas primeiro!