Conheça um roteiro de 5 dias em Maceió e curta muito!

ago 17, 2023Dicas, Maceió, Passeios, Praias

Crédito: Destino Alagoas

Já está de malas prontas, mas ainda não sabe o que fazer na cidade? Você ainda nem chegou, mas Maceió já te espera de braços abertos: isso é Nordeste, isso é Alagoas! A gente vai te ajudar a aproveitar os dias no Paraíso das Águas e, para isso, preparamos um roteiro de 5 dias em Maceió, para você desfrutar do melhor do nosso lugar, seja qual for seu tipo de viagem. Maceió é sempre deslumbrante e inesquecível! Vamos lá? 

Roteiro de 5 dias em Maceió: aproveite o melhor do paraíso!

A expectativa de uma viagem para Maceió sempre envolve praia, sol, mar e muitas delícias ao ar livre. Isso é a mais pura verdade, claro, mas também existem outras opções na cidade que vão te surpreender. 

De programas a sós, em casal, ou na companhia das crianças, dá para curtir muita coisa com um bom roteiro de 5 dias em Maceió e sair apaixonado pelo que viu. Confira, anote as dicas e faça uma ótima viagem – com um destino desse, não é difícil…! 

Dia 1 

Praias urbanas: beleza dentro da cidade

Aproveitar as praias da cidades não tem erro! Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara são opções acessíveis e incríveis. Na Jatiúca, você fica perto de muitos lugares para comer e beber, com vários bares por toda extensão da praia. Na Ponta Verde, em dias de maré mais baixa, é possível mergulhar com snorkel pra ver peixinhos, ou caminhar até o farol de navegação. O pôr do sol é deslumbrante!

Na Pajuçara, que já foi cantada e citada por poetas, o mar em tons de azul é ótimo para um mergulho, além do tradicional e imperdível passeio de jangada até as piscinas naturais. E não deixe de perguntar onde é a Piscina do Amor! 

Aproveite a noite para comer uma tapioca à beira-mar, ou experimentar petiscos que são a cara da cidade, como dadinhos de tapioca, chiclete de camarão ou caldinho de sururu. Opções de bares e restaurantes não faltam!

Dia 2

Litoral Norte

Ainda em Maceió, na saída Norte da cidade, Ipioca, Garça Torta e Guaxuma são escolhas incríveis. A areia fininha de Ipioca, o charme da Garça e a cor do mar de Guaxuma fazem tudo valer a pena. Fique atento à tábua de marés, sobretudo em Guaxuma, para evitar os dias de ondas mais fortes.

Se preferir sair um pouco da cidade, você consegue fazer bate/volta para praias como Barra de Santo Antônio, onde é possível atravessar para a Ilha da Crôa, Paripueira, com suas águas morninhas e incríveis piscinas naturais. Você precisa ir! 

Outras opções, um pouco mais distantes, mas ainda com a possibilidade de ir/voltar à capital, são as badaladas São Miguel dos Milagres, Praia do Patacho, Praia do Marceneiro, Maragogi, Praia de Antunes e muito mais. Essa região, conhecida como Costa dos Corais, é uma área de preservação ambiental e beleza sem igual. 

Dia 3 

Litoral Sul

A saída Sul da cidade vai te deixar impressionado com tanta beleza. Logo ao cruzar a Ponte Divaldo Suruagy, limite entre Maceió e Marechal Deodoro, você estará sobre a Ilha de Santa Rita, localizada na Lagoa Mundaú, parte de um arquipélago de 9 ilhas que você pode fazer o passeio para conhecê-las. Tudo é lindo! 

Nessa direção, você vai encontrar a famosa Praia do Francês, ótimo destino para todas as idades e gostos – a praia, além do lindo mar, também é palco para os amantes do surf. Vale experimentar! Ao Sul também tem a Praia do Gunga, onde o rio encontra o mar, além da cinematográfica Barra de São Miguel, parte imperdível da viagem. 

Não deixe de conhecer a Massagueira, com bares e restaurantes à beira da lagoa, com a culinária local e regional, além dos doces típicos da região, como os famosos suspiros, cocadas, doces de frutas e sequilhos. Pra comer e repetir! 

Dia 4

Hoje é dia da criançada!

As crianças vão adorar todos os passeios na praia. Geralmente a faixa de areia é extensa, é possível brincar, jogar bola, observá-las no mar e ainda descansar. Outra ótima opção é um passeio aos domingos na Rua Fechada, trecho na orla da Ponta Verde que nesse dia fica fechado para carros. Bicicletas, patins, skates, carrinhos de passeio para alugar, além de espaço kids. Vale muito a pena! 

Para os que curtem a natureza, tem o Parque Municipal e o Parque do Horto, ambos são áreas de preservação de Mata Atlântica e todos ainda podem ser divertir e observar animais silvestres, como jacarés-de-papo-amarelo, tatus bola, tamanduás, preguiças, falcões e muito mais. Tudo em seu habitat natural. Aqui você encontra mais informações.

E se você quiser que a criançada também aproveite os passeios gastronômicos, a gente separou esse link para você descobrir restaurantes que têm espaço kids em Maceió.

Dia 5 

Cultura e artesanato

Curta o último dia fazendo umas comprinhas e levando lembranças da cidade. Uma ótima opção é a Feirinha da Pajuçara, que leva esse nome porque fica à beira-mar da Pajuçara. Bem pertinho também tem o Pavilhão do Artesanato, onde além de souvenirs, você encontrará opções para comer e beber. No Centro da cidade, o Mercado do Artesanato é um charme, além de roupas, redes, e outras lembranças, você vai encontrar uma parte com muitas peças feitas a barro. 

No Pontal da Barra, em direção ao Litoral Sul, as rendeiras bordam nas calçadas de casa e tecem com um ponto chamado filé, tipicamente alagoano. As peças são incríveis! Além do artesanato, não deixe de contemplar o fim de tarde em um dos restaurante às margens da Lagoa Mundaú, você vai adorar.

E então, o que achou? Para combinar com as dicas, escolha sua hospedagem nesse link. Isso vai deixar sua viagem ainda mais incrível; estar perto de tudo pode fazer toda diferença! E, ah, não esqueça que o roteiro de 5 dias em Maceió é apenas um guia para você se divertir com mais praticidade, os momentos mais inesquecíveis dessa viagem quem vai fazer é você e suas companhias. E isso, você já sabe, roteiro nenhum daria conta!

Cliente Brisa Hotéis tem diversas vantagens para se hospedar em nossa rede. São mais de 8 opções, entre Maceió e Maragogi, para você aproveitar nosso estado em casal ou com sua família. Preencha os dados e garanta nossas ofertas primeiro!